| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Espaço e Forma

Page history last edited by pbworks 8 years ago
             

Agora elabore um texto que responda as questões: Como seus alunos vêem o mundo? E como eles o representam?

Publique no seu pbwiki individual.

 
EF1
Ao chegar à escola, observo que meus alunos têm uma visão um tanto ilusória, pois a faixa etária é entre seis e sete anos. As noções de espaço são poucas, acabaram de sair de casa para ir para a escola. À medida que vão se desenvolvendo cognitivamente e gradativamente, este mundo, antes ilusório, vai se tornando mais real e amplo. A compreensão do espaço e forma ocorre quando eles passam a perceber através de atividades que envolvam situações de visualizações, manipulações e construções, onde eles também percebam semelhanças e diferenças nesse espaço. No início eles representam essas noções através de brincadeiras e desenhos. As atividades de naturezas lúdicas, preferencialmente relacionados ao contexto em que vivem os alunos, proporcionam um processo de construção, levando-os a fazer observações ricas, e assim, desenvolverem as noções de espaço e formas, articulando o visual, mental e motor do seu Webmail .
 

 

Depois de ler as atividades e o texto, proponha uma atividade utilizando essas idéias e que você poderia aplicar com seus alunos. Se possível, aplique esta atividade com seus alunos e registre o que ocorreu (dúvidas que surgiram, imprevistos que levaram a modificações da atividade...).

Caso você não possa aplicar esta atividade no momento, registre seus objetivos com essa proposta, de que forma seus alunos participariam da atividade, que contribuições poderiam fazer, o que espera que eles façam/digam/registrem e aprendam.

Plublique no seu pbwiki individual com link no webfólio individual.

 

EF2 

 O brincar é uma das atividades fundamentais para o desnvolvimento e a educação da criança. Brincando, a criança tem oportunidade de exercitar suas funções psico-sociais, experimentar desafios, investigar e conhecer o mundo de maneira natural e espôntania.

 

Objetivos: Conhecer como os alunos constróem o seu lógico-matemático e os conceitos que a criança já domina. Estimular noção de espaço, direção, lateralidade e tempo.

Esses conceitos serão verificados em situações dentro e fora da sala de aula: no recreio, nas atividades com o próprio corpo em relação ao espaço, nos jogos e atividades de linguagem oral.

 

JOGO: Brincar de ¨Macaco Simão¨

Regras do jogo: Ao comando da professora a criança fará o que é pedido.

Exemplo: Macaco simão mandou Paulo colocar sua lancheira longe da sua mesa.

Macaco Simão mandou Marcia ficar longe da porta. Macaco Simão mandou todos os alunos pular num pé só, e assim por diante. 

 

Agora que você já viu que é possível trabalhar classificação com geometria chegou

a hora de usara criatividade epropor uma atividade bem interessante que aborde

esse assunto.

Publique a atividadeno seu pbwiki individual.

 

 EF3

 Trabalho as primeiras noções de formas geométricas na sala de aula com massa de modelar. É uma ótima forma de aprender brincando.

 

 

Objetivos: Perceber a diferença e semelhanças entre círculos, quadrados, triângulos e retângulos. Reconhecer figuras geométricas presentes em elementos naturais e objetos criados pelo homem.

*Após receberem as massas, os alunos iniciam a modelagem das figuras geométricas.

 

 

* Ao reproduzirem as formas geométricas a professora pedi aos alunos que as classifique pelas formas (separando o que é redondo, quadrado, retângulo e triângulo).

* Após a classificação os alunos são estimulados a modelarem objetos que conheçam e que possam ser usadas as formas geométricas criadas por eles.

Obs: São confeccionadas nessas aulas casas, carrinhos, bolas e outros. Esse trabalho também é muito importante para o desenvolvimento da coordenação motora.

 

 

 

Bom... agora que você já cumpriu com as tarefas acima e salvou as imagens, faça um registro no pbwiki

individual: descreva a sua construção, coloque as imagens que você fez e não esqueça de comentar as

dificuldades que você encontrou para realizar essa atividade. Registre também como você

desenvolveria essa atividade com seus alunos, com quais objetivos e expectativas.

 

 

 EF4

 

Gostei muito dessa atividade, pois a achei adequada para trabalhar com as crianças pequenas. Eles gostam de atividades que estimulem a sua criatividade. Escrevi a primeira letra  do meu nome, mas acredito que os alunos farão bem melhor. 
 
 
 
Também achei essa atividade muito interessante para os meus alunos, pois dá a oportunidade para fazerem produções pessoais, usando a imaginação.
 
 
 
 

 

 

Agora é hora de usar a criatividade... Elabore uma atividade para ser desenvolvida com o uso do geoplano ou do papel quadriculado e a publique no seu pbwiki individual.

 

 

EF5

Introdução: 

 

 

 

 

O raciocínio geométrico abrange um conjunto de habilidades importantes para uma percepção mais apurada do mundo que cerca o indivíduo. Desse modo, este indivíduo observa para construir, ou constrói para observar, ou ainda representa e constrói.

 

Desde a Educação infantil a criança se depara com atividades de dobrar, recortar e girar. Essas mesmas atividades poderiam ser utilizadas, por exemplo, para introduzir a noção de simetria.

 

Objetivos:

Desenvolver a percepção visual de formas geométricas planas.

 

 

 

 

Desenvolvimento:

As  atividades com o geoplano desenvolvem habilidades de percepção e coordenação visomotora. As visualizações geométricas e suas representações gráficas feitas através das folhas pontilhadas são de uma maneira lúdica e prática para a faixa etária que trabalho (6 e 7 anos) 

 

 

 

 

Explique o que é uma seqüência e crie um exercício como exemplo. Publique a resposta no seu pbwiki individual com link no webfólio 
                      

 

EF6                  

No Brasil usa-se o termo seqüência para  uma lista de elementos, ou seja, um conjunto ordenado de maneira que cada elemento fica naturalmente seqüenciado.

 

EX: Dias da semana (domingo, segunda-feira,terça-feira,quarta-feira,quinta-feira,sexta-feira,sábado)

 

Para trabalhar seqüências com as crianças pequenas podemos aproveitar os materiais que temos em sala de aula.

EX: Com tampinhas de pets os alunos fazerão seqüências ordenando as cores.

 

  

 

 

Pesquisar o que são grandezas, sistemas de medida e unidades de medida. Apresentar, no pbwiki individual, as diferenças entre esses três ítens. Depois de realizada a pesquisa, escolha duas grandezas distintas e relacione a hospedagem de sites www.weblocal.com.br, a cada uma delas. Pelo menos duas unidades de medida diferentes a hospedagem de sites Weblocal (que podem ser de sistemas de medida distintos).

Não esqueça de colocar as referências utilizadas na pesquisa.

 

 

EF7 

Pesquisar o que são grandezas, sistemas de medida e unidades de medida. Apresentar, no pbwiki individual, as diferenças entre esses três ítens.
Existem 2 tipos de grandezas, as físicas e as não físicas.
 
GRANDEZAS
à físicas (vetoriais ou escalares):  São aquelas grandezas que podem ser    medidas. Ex: comprimento, massa, tempo etc...
à não físicas:  São aquelas que nãopodem ser medidas. Ex: beleza, emoção, alegria, amor etc...
A Física somente trabalha com as grandezas físicas, ou seja, com aquelas que podem ser medidas e quantificadas.
 
 
Um pouco de história 
  
 Medida está intimamente ligada à própria origem da Geometria (do grego medir a terra) – ligadas as necessidades            do dia-a-dia.
O homem como medida das coisas 
Antigamente o homem usava determinadas
partes do corpo como padrão para medir.
Foi assim que surgiram:
- a polegada       - a jarda
- o palmo            - a braça
- o pé                  - o passo
 

Grandezas e Medidas 

Alguns desses padrões  continuam a ser usados até hoje:
1 polegada = 2,54 cm
1 pé = 30,48  cm
1 jarda = 91,44 cm
1 pé = 12 polegadas
1 jarda = 3 pés
 
 

 Grandezas e Medidas 

Foi na Revolução Francesa que se tomou a iniciativa de unificar, em nível mundial, os padrões de medida.  
Em 1790 a Academia de Ciências de Paris criou uma comissão que incluía matemáticos para resolver o problema.
Foi daí que veio o metro. A palavra vem do grego métron que significa que mede.  
 

 

 Qual é a grandeza que mede cada um dos instrumentos? Quais as unidades mais usuais?  

  * Cronômetro

   * Velocímetro
   * Termômetro
   * Hidrômetro
   * Balança
   * Trena
   * Teodolito
 

 Qual é a grandeza correspondente a cada uma das seguintes unidades de medida?

 

           * Quilômetro por hora – Km/h

           * Graus Celsius – ºC
           * Mililitro – ml
           * Metro quadrado – m²
           * Metros cúbicos por segundo –    m³/s
           * Watt – (W)
 
            * Quilowatt hora – kWh
            * Quilograma por litro – kg/l
            *  Alqueire
            * Polegadas  
            * Pés
            * Milhas
            * Libras
 

                         A importância das medidas

   
Alguns cientistas acham que você só conhece bem um determinado assunto se você puder medir aquilo que está falando e expressá-lo em números; caso contrário seu conhecimento é insatisfatório.
Exageros à parte, a verdade é que as medidas são fundamentais em nossa vida diária.        Você certamente também sabe da importância das medidas para os cientistas.  
   Na vida em sociedade, as grandezas e as medidas estão presentes em quase todas as atividades realizadas. Desse modo, desempenham papel importante no currículo, pois mostram claramente ao aluno utilidade do conhecimento matemático no cotidiano. As atividades em que as noções de grandezas e medidas são exploradas proporcionam melhor compreensão de conceitos relativos ao espaço e às formas.
 
 
Depois de realizada a pesquisa, escolha duas grandezas distintas e relacione, a cada uma delas, pelo menos duas unidades de medida diferentes (que podem ser de sistemas de medida distintos).

TEMPO: (segundo, minuto, dia, ano, século etc).

VELOCIDADE: (metros por segundos (m/s), (quilômetros por hora (Km/h), (milhas por hora (mph).
 
 Referências utilizadas na pesquisa.
        

http://br.geocities.com/galileon/1/grandezas/grandezas.htm

 

http://www.rededosaber.sp.gov.br

 

 

Escolha um objeto da sua casa e descreva as grandezas que podem ser medidas com unidades diferentes. Aproveite para colocar como seria feita essa medição e para que serviria essa informação. Registre a resposta no seu pbwiki individual com link no webfólio.

 

EF8

Objeto escolhidocama.
Grandezas: área e perímetro.  
Unidade de medida: metros.
A cama será medida com a trena com o objetivo de verificar se o seu tamanho é adequado ao espaço do quarto e também para calcular o tamanho do colchão e dos forros de camas a serem utilizados.

 

Pensando na atividade "Carregando o caminhão" e nos objetos proponha um exercício que pode ser resolvido pelos seus alunos. Não esqueça que esse exercício deve envolver medidas.

Publique a atividade no seu pbwiki individual com link no webfólio.

 

 

 

EF9

Atividade para turma do 1º ano EF.

 

 

Explicar aos alunos que o dedo, o palmo e o pé podem ser usados como unidades de medida, explorando a idéia de que os objetos podem ser medidos de várias formas.

 

 

* Utilizando o palmo para medir:

 

 

1- Quantos palmos foram usados para medir a mesa?

 

 

2- Será que todos acharam a mesma quantidade de palmos?

 

 

*Utilizando o dedo para medir:

 

 

1- Quantos dedos usamos para medir a borracha?

 

 

* Utilizando os pés para medir:

 

 

1- Através dos pés mediremos a sala de aula. Será que todos encontraram as mesmas medidas?

 

 

 

 

 

 

 

Agora responda a questão: Como desenvolver a noção de fração com os alunos da série com a qual você trabalha?

Publique a resposta no seu pbwiki individual com link no webfólio.

 

 

 

EF10

No 1º ano as primeiras idéias de fração são introduzidas a partir da noção mais intuitiva do aluno, pois a idéia de metade já faz parte do vocabulário deles.

Levei uma maça para sala de aula e pedi que respondessem as seguintes questões:

 a) Dividi-a no meio. Em quantas partes dividi a maça que estava inteira?

 

 b) Dividi-a em quatro partes. E agora quantas partes esta divididas?

 

c) E se eu comer uma parte quantos partes da maça vai ficar?

 
Através de desenhos os alunos representam as frações estudadas.
 

 

Explique o que é um problema não-convencional segundo o texto. Elabore um exemplo.

Publique no seu pbwiki individual com link no webfólio.

 

 

EF11

 

 

 Problema não-convencional é aquele que pode ter várias soluções ao mesmo tempo, ou acabar sem solução. É diferente do tradicional, em que o aluno tem a idéia fixa de que problemas matemáticos servem apenas para a memorização de regras e cálculo, onde eles não precisam levantar hipóteses, buscar suposições, analisar. Eles acreditam que os problemas sempre têm resposta numérica, e de que há apenas uma forma correta para chegar até ela, pois só conhecem os problemas ditos convencionais da sala de aula. Tudo porque a escola costuma ensiná-los a pensar desse jeito. O certo deveria ser desenvolver nos alunos a competência para resolver problemas de qualquer natureza, provocando a imaginação e sugerindo situações que motivam o raciocínio, que evidenciem a importância da leitura para a compreensão, para que venha adquirir a capacidade de solucionar os problemas que vai enfrentar na vida.

 

 

Depois de navegar por essa ferramenta poste no pbwiki individual o que você quiser. Você pode postar as respostas dos questionamentos dessa atividade, uma sugestão de atividade que pode ser resolvida pelos seus alunos usando o Google.maps, as dificuldades que você teve para navegar, as imagens dos mapas que você fez... enfim... esta postagem é livre!

Publique no pbwiki individual com link no webfólio.

 

EF12

Já conhecia esse recurso, pois utilizamos em uma atividade do pead e foi muito legal saber que temos através da tecnologia esses mapas virtuais fantásticos, e também a praticidade em localizarmos um determinado lugar. Que pena que ainda não podemos utilizar com os alunos, pois a escola não colocou internet na sala de informática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou das sugestões? Agora é sua vez! Publique no seu pbwiki individual uma atividade que envolva estimativa. Se for possível, aplique com seus alunos e coloque as dificuldades encontradas por eles, as estratégias que utilizaram para "chutar" melhor, etc. Se não for possível realizar com seus alunos coloque os questionamentos que você faria durante a realização da atividade, o que você espera que aconteça na hora de realizar a atividade, etc. (Não esqueça de colocar o link no webfólio.)

Puxa... Essa é a última atividade da interdisciplina. Já estou com saudades das suas idéias! Espero que continue pensando e inventando atividades interessantes para trabalhar matemática com os alunos.

 

EF13

 

 

Atividade para turma do 1º ano (6 a 7 anos): Depois de mostrar aos alunos a altura de um metro através de uma trena, fazer os seguintes questionamentos:
*Observe seus colegas e façam uma estimativa:
1-      Quantos têm um metro de altura?
2-      Quantos são mais alto que um metro?
3-      Quantos medem menos que um metro?
Após as estimativas, medir a altura dos alunos, colocando-os em ordem crescente para que cada um saiba exatamente a altura que estão medindo.

Recent Visitors

Comments (10)

Anonymous said

at 11:29 pm on May 21, 2008

Olá Elisabeth! Recebemos a sua atividade EF1. Ela está ok e não há necessidade de ajustes. Imagino tu como professora observado teus alunos descobrindo o mundo e ajudando-os a descobrir tantas formas diferentes. Fiquei imaginando como serão os desenhos dos teus alunos? Como eles representam, por exemplo, a sala de aula e a casa deles? O que de Espaço e Forma pode-se observar nos desenhos? Um abraço, Simone - Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 11:53 am on May 28, 2008

Elisabeth tua EF2 está ok, sem necessidade de ajustes, afinal através da atividade "Macaco Simão" pretendes trabalhar com teus alunos noção de espaço, direção, lateralidade e tempo. Conseguiste imaginar de que forma teus alunos participariam desta atividade, que contribuições poderiam fazer e o que tu como professora espera que eles digam e façam? Um abraço, Simone - Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 4:42 pm on May 31, 2008

Elisabeth na EF3 trabalhaste com teus alunos as figuras geométricas com massa de modelar. Que outros critérios de classificação poderiam ser trabalhados nesta atividade? Um abraço, Simone - Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 11:31 pm on Jun 5, 2008

Elisabeth tiveste dificuldades em fazer as demais imagens na EF4? Conseguiste usar o segundo objeto, o das grades quadrada e isométrica? Precisas fazer a representação bidimensional da letra E de forma que ela fique fiel à representação com os cubinhos. Ok? Se precisares de auxílio avise! Publicamos no wiki um material que pode ajudar a resolver algumas dúvidas. Tua EF5 está ok para uma turma de primeira série. O geoplano é um objeto concreto que permite uma melhor assimilação de alguns conceitos matemáticos tais como área, perímetro, vértice, lado e etc. Quando fores aplicar esta atividade com teus alunos busca explorar também a nomenclatura e identificação das figuras geométricas que teus alunos representarem no Geoplano. Abraço, Simone - Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 6:17 pm on Jun 6, 2008

Olá Simone! Eu fiz a atividade da isométrica, mas esqueci de postá-la, Desculpe a falha.

Anonymous said

at 9:15 pm on Jun 13, 2008

Elisabeth tua EF6 está ok, não precisa de ajustes. Tua proposta explora o trabalho com seqüência utilizando tampinhas de diferentes cores. No material podemos observar que pode-se trabalhar com seqüência envolvendo os mais diferentes assuntos e conceitos, não é mesmo? Um abraço, Simone – Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 11:44 pm on Jun 16, 2008

Elisabeth vi que colocaste tuas atividades de EF em dia. Parabéns! Em breve estarei postando comentários. Um abraço, Simone – Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 10:34 am on Jun 25, 2008

Elisabeth apresentaste uma extensa pesquisa na EF7. A atividade está ok e não precisa de ajustes, afinal pesquisaste o que são grandezas, sistemas de medida e unidades de medida, e destacaste duas grandezas distintas relacionando, a cada uma delas, duas unidades de medida. Ficaram claras para ti as diferenças entre as três? Na EF8 destacaste a unidade de medida metro. A grandeza para medir a cama não seria o comprimento? Como medirias a área dela? Tua EF9 está ok, não precisa de ajustes, afinal apresenta questões para teus alunos que envolvem medidas. De que outras maneiras poderias medir a mesa, a borracha e a sala de aula? Um abraço, Simone – Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 11:57 pm on Jun 27, 2008

Elisabeth tua EF 10 está ok, não precisa de ajustes. Relatas uma atividade interessante para começar o trabalho com frações. Deixo uma questão para pensares: Como trabalhar com as frações que não são parte de um inteiro? Por exemplo, a metade de uma pizza tem 4 fatias, quantas há ao todo?
Na EF11 explicaste o que é um problema não-convencional, mas não trouxeste um exemplo. Reveja isso, ok? Se precisares de ajuda, faça contato. O texto "Diferentes tipos de problemas" traz muitas idéias e sugestões que podem ser adaptadas para a sala de aula. Ficam as sugestões! Um abraço, Simone

Anonymous said

at 12:01 am on Jun 28, 2008

Tua EF12 está ok Elisabeth, não precisa de ajustes. O google.maps é um recurso muito interessante para trabalhar localização. Chegaste a perguntar se algum aluno teu conhece o google.maps? Para pensar: Não podes trabalhar com os conceitos envolvidos no google maps, mesmo sem o acesso a internet? Tua EF13 também está ok, sem necessidade de ajustes, afinal apresenta uma atividade que envolve estimativa. Já tinhas trabalhado questões de estimativa com teus alunos antes? Tuas atividades de Matemática estão em dia! Parabéns! Esperamos que o material da interdisciplina e os questionamentos feitos tenham te proporcionado muitas aprendizagens. Um grande abraço, Simone - Tutora sede Matemática

You don't have permission to comment on this page.