| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Evidências

Page history last edited by pbworks 8 years ago

 

 

CONCLUSÕES DOS ESTUDOS DO PIE RELATADOS NO PORTIFÓLIO

Depois de muito me questionar em ralação ao PIE, cheguei à conclusão de que tenho um tempo maior para estudos complementares de qualquer interdisciplina, mas o mais importante nesse momento é aprofundar-me nas questões da área infantil, por fazer parte da minha vida nesse momento. Trabalho com crianças de seis anos e alguns ainda não haviam freqüentado a escola. É imprescindível certificar que a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental aconteça do modo mais apropriado possível, para que não ocorram confrontos e conflitos no seu processo de escolarização.
As idéias foram surgindo dessas questões:
O que seria importante aprender nesse semestre? Em que sentido  Webmail  eu devo aprofundar meus conhecimentos como educadora nessa área? O que falta saber sobre educação infantil que ainda não estudamos no PEAD? Foi em busca desses questionamentos que comecei minha pesquisa.
O mais relevante nesse percurso foi o que aprendi através das pesquisas a respeito da infância e sobre os novos comportamentos das crianças na sociedade contemporânea, que agora estão chegando cada vez mais cedo nas escolas. Os professores desses alunos precisam saber realmente o que ensinar. O investimento de hoje na educação infantil esta mais voltada para uma educação que promova a formação humana. A família, a professora ou o adulto em geral é muito importante para estimular cada conquista da criança, ganhando confiança para superar desafios, exercer criatividade e viver.
 Na faixa etária que trabalho (6 anos) a criança é curiosa, faz muitas perguntas (outro fato relevante foi o estudo sobre as perguntas dos alunos na interdisciplina seminário integrador). Fase dos porquês? Do como? E ¨conta outra vez¨! Desenvolvendo o senso crítico e passando a ter um entendimento da realidade ampliado. Dar-lhes oportunidades de explorar, manipulando, observando, comparando para que possam, por si mesmos, encontrar respostas para as suas indagações. Deixá-los explorar livremente o espaço para experimentarem quanta coisa são capazes de fazer ou descobrir, utilizando o seu próprio corpo.
A criança se desenvolve interagindo com o universo que o rodeia.  É nessa interação com o mundo que a ela constrói conhecimentos e compreende a realidade que a cerca. Esses conhecimentos não podem ser superficiais, mas sim, vivenciados e para isso ela precisa realizar experiências. O seu desenvolvimento se faz partindo da realidade da sua vida, na valorização de suas manifestações, favorecendo a construção de novos conhecimentos de maneira viva e ativa. Passei a prestar mais atenção nas manifestações dos meus alunos, pois todas devem ser valorizadas. Uma das principais manifestações é o desenho, que para a criança é a expressão de mundo. Com a arte, a criança, consegue expressar suas idéias, emoções e sentimentos. Deve merecer, portanto, uma atenção especial, incentivando a criação. Ela desenha o que sabe e o que vê. Utiliza algumas formas para se comunicar: o desenho, o rabisco é uma delas. É muito importante valorizá-los, pois, dentro do processo de desenvolvimento, os dois são tão expressivos quanto à fala, a música e a expressão corporal. Também observei que nessa fase as crianças encontram muitas satisfações nos resultados, por isso se familiarizam com jogos, artes e músicas. É claro que esses traços destacam apenas o desenvolvimento geral, pois cada criança é única, tem seu jeito e tempo para aprender. Já sabemos que é na infância que todos nós desenvolvemos a nossa base e a nossa personalidade. Habilidades e percepções, aprendidas a cada dia, fazem desse período algo muito especial para o adulto que seremos no futuro.
 

  EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

   ¨A educação infantil e o ensino fundamental são etapas extremamente importante para

o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos que a criança recebe nos

primeiros anos de vida definem seu sucesso escolar e seu desenvolvimento.¨

 

 

 

  Nesse site Revista nova Escola  têm muitos textos sobre educação infantil. 

 

   1- Edições especiais da Revista Nova Escola / 2- Ediçõoes especiais 

 

Nesse site Revista de Estudos de Educação Infantil encontrei muitas leituras interessantissímas sobre o tema.

 

 ATIVIDADES: Medidas e grandezas na educação infantil 

 

 

 

Educação Infantil

 
   As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o
mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável.
   Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
   Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas. Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranqüila pelas crianças, devemos ter o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação. Permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, acreditamos que os pais ficam seguros e naturalmente passam essa segurança para as crianças.
 
 Aprendemos muito brincando.
   As brincadeiras são muito mais do que momentos de diversão descompromissados. Com o estímulo certo, ajudam a criança a entender melhor o mundo. Entendemos que a recreação tem papel fundamental no desenvolvimento infantil. Uma criança que se distrai empurrando uma caixa acaba descobrindo a força de seu corpo e aprende noções de causa e efeito. Quando brinca, mesmo sozinha, ela ordena o pensamento, estimula a criatividade e aperfeiçoa a capacidade de resolver problemas. As atividades lúdicas também ajudam a criar e a consolidar a auto-estima.
 
 Uma história, um aprendizado.
  As histórias de faz-de-conta representam experiências da vida real e acabam trazendo à tona os desejos, as preocupações e os medos infantis. Os jogos desenvolvem a linguagem e as habilidades sociais, pois levam as crianças a negociar com os colegas as regras e a divisão de papéis.
   Em relação à formação de atitudes, desde cedo é possível ensinar regras de conduta que os acompanharão por toda a vida.
   Dar o exemplo, nesse caso, é tão importante quanto falar. As crianças adquirem atitudes adequadas imitando os adultos que tem como referência. A educação deve incluir não só o que se diz, mas, sobretudo o que se faz.
Formação pessoal e social
   Através de projetos interdisciplinares envolvendo histórias e contos, são trabalhadas muitas atividades envolvendo atitudes, sentimentos, expressões e valores.Linguagem oral e escrita, através de rodas de histórias e incentivo à leitura.
 As práticas de leitura são constantes em toda a rotina da pré-escola. As rodas de história, as dramatizações, os saraus literários e as visitas à biblioteca fazem parte dessa vivência, que tem como objetivo o despertar prazeroso para a leitura. Conhecimento de mundo, vida em sociedade, a riqueza e a diversidade cultural
 Conhecer a sua cultura, os elementos do folclore, os costumes e as regras sociais permitem que as crianças possam estabelecer comparações e ampliar o seu repertório, através do conhecimento de outras culturas e outros povos.
Os projetos interdisciplinares também favorecem o desenvolvimento nessa área. A Matemática do cotidiano. Através de situações concretas de manipulação de quantidade, associadas ao conceito de número, crianças vão sendo introduzidas no universo da lógica e do raciocínio. As leituras de receitas culinárias que apresentam porções e medidas também ampliam a habilidade e o entendimento de quantidade. A resolução de problemas de forma concreta e lúdica também permite a apropriação de muitos conceitos matemáticos. Movimento/Psicomotricidade - Jogos Motores e práticas esportivas
Ter consciência das possibilidades e do potencial do seu corpo é um objetivo a ser introduzido na Educação Infantil através de vivências corporais e explorações sensoriais. Com uma orientação adequada, nossas crianças traduzem em expressão muitas habilidades corporais e são iniciadas em algumas práticas esportivas utilizando recursos como: bola,
bambolê, pneu, corda, colchonetes, bastões, entre tantos  outros.
 
A Música e a Arte como forma de expressão.
A Arte agrega várias formas de expressão e, entre elas, as artes visuais e a música, duas áreas fortemente engajadas. Através da música podemos trabalhar a diversidade sonora e cultural e, através das artes visuais, possibilitamos que as crianças se expressem em diferentes estilos e técnicas, a partir da observação e apreciação de obras de arte de diferentes artistas nacionais e do mundo, para que possam ter seu próprio estilo e dar vazão ao seu
processo criativo.
 
A ecologia e o funcionamento da natureza.
A natureza está em toda parte e sentir-se parte dela é o primeiro passo como seres humanos e seres vivos que somos. Desenvolver nas crianças um posicionamento consciente em relação à natureza, aguça entre elas a questão da preservação, intimamente ligada à continuação da vida. Experiências de acompanhamento de ciclo de vida de pequenos animais e plantas exemplificam a rotina nessa área. Estudos de meio planejados com a finalidade de incrementar os conceitos das ciências naturais são inseridos em todas as faixas etárias da Educação Infantil.
 
Teatro e jogos dramáticos
Dramatizar a realidade é apropriar-se dela para poder entender a vida, os diferentes papéis sociais e as relações entre eles. O teatro na Educação Infantil trata-se mais de um grande jogo dramático, onde brincando exercitam outros tons de voz  testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo. Fantoches, marionetes, fantasias e maquiagens contribuem para esse exercício de faz de conta e também compõem esse delicioso cenário.
 A culinária pode surgir em vários contextos. Quer seja a partir de uma história, quer seja a partir do conhecimento de outras culturas e seus alimentos, quer seja a partir de um projeto que enfoque a preferência culinária de cada elemento da turma.
.Oficinas são momentos muito ricos de troca e interação, envolvendo atividades concretas relacionadas a diferentes temas. É o momento de fazer junto, de construir alguma coisa utilizando divisões de tarefas, resultando num objeto final que foi fruto dessa fusão de individualidades. Oficina de cartões, oficina de brinquedos em sucata, oficina de sabonete, oficina para fazer livrinhos.
 
 
 

Recent Visitors

Comments (1)

Anonymous said

at 9:26 am on Jun 10, 2008

Elisabeth, querida! Gostei de ver que já estás apresentando algumas evidências de teus estudos. No entanto, sugiro que procures fazer uma síntese de tuas leituras. Por exemplo: no link tal (link) encontramos sugestões sobre isso ou aquilo, no link qual (link) aprendi que etc, etc.
Cuida com o copia-cola. Se o artigo já está na internet, não acrescentas muito copiando o material. No entanto, se reunes links interessantes sobr eeducação infantil e fazes uma análise do que eles contém, aí sim, estarás trazendo uma contribuição pessoal ao material que já existe. Além disso, fazer uma síntese também evidencia teu entendimento do material lido. Vamos tentar? Abra@os, Iris

You don't have permission to comment on this page.