| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

NUMERO E OPERAÇOES

Page history last edited by pbworks 7 years, 12 months ago
 
 

 

 

 

ATIVIDADE NO1:  

 
 
¨Onde há números em sua vida? Para que você os usa?¨
 
   Os números acompanham o nosso dia-a-dia desde o momento do nascimento, marcando o início da nossa vida. Começa pela data, horário, peso e comprimento em que nascemos. Depois parte para a parte burocrática como: certidão de nascimento, RG, CPF, endereço residencial, CEP, telefones, conta bancária, placas de carros, aniversários, dias, meses, anos, etc. Números, números e números, infinidades de números que carregamos a vida inteira.
   O número apresenta diferentes funções, isto é, diferentes leituras podem ser feitas a partir dele. Ele pode se referir à quantidade de objetos, resultado de uma contagem, à representação de uma medida. Pode identificar uma placa, um telefone um endereço e principalmente para identificar as pessoas que vivem no nosso no planeta com acesso ao Webmail.
  Eu uso os números em várias situações da minha vida. Para me identificar, para me localizar no tempo e no espaço (hora, dia, mês ano, endereço, telefone), para comprar e tudo mais, dependendo da situação, ou necessidade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE NO2: 

 

 
Série: 1º ano do Ensino Fundamental

 

Objetivos: 

- Desenvolver a noção de espaço, quantidade, adição e subtração.

- Através de brincadeira desenvolver a habilidade de reação e atenção.
 
Passarinho quer voar

 

 

Desenvolvimento: A professora desenha círculos no chão representando os ninhos. Os alunos entram para dentro dos ninhos para representar os passarinhos.

-Cada grupo contará quantos pássaros têm dentro dos seus ninhos.

- A professora registra no quadro:
- Ninho A: 4/ Ninho B: 6/ Ninho C: 7/ Ninho D: 5
- A professora canta a música:
 
 
Passarinho quer dançar/ O rabinho balançar/ Porque acaba de nascer/ Tchu, Tchu, Tchu.
Passarinho quer dançar/ Quer ter canto pra cantar/ Alegria de viver/ Tchu,Tchu, Tchu...
Seu biquinho quer abrir/ As asinhas sacudir/ E o rabinho remexer/ Tchu, Tchu, Tchu...
Joelinho vai dobrar/ Dois saltinhos só pra ver/ VAMOS VOAR!
 
 
Quando a professora cantar¨VAMOS VOAR¨, todos deverão trocar de ninho o mais rápido possível.
 
 
- A professora pergunta:
-Quantos passarinhos têm em cada ninho? Cada grupo conta os pássaros de seu ninho e a professora registra no quadro.

- Qual o ninho que tem mais passarinhos?

- Qual o ninho que tem menos passarinhos
- Quais os ninhos que ficaram com o mesmo número de passarinho?
-Qual o total de passarinhos de todos os ninhos?
 E a brincadeira vai se repetindo até a professora falar “Passarinho voou e foi embora”, os ninhos de desmancham.
 
 

 

 

 Atividade NO3:  wiki matemática, grupo:3

 

 

 

Atividade NO4: 

 

Série: 1º ano do Ensino Fundamental

 

 

 Objetivos: 

 

 - Desenvolver noções de adição e subtração.

 

Material:

 

 - Palitos de picolé colorido com canetinhas ou tinta guache:

* 5 palitos vermelhos

* 4 palitos azuis

 

A partir daí os alunos irão manusiar os palitos na mesa, orientados pelo professor,

usando os palitos para responder:

 

° Tenho 5 palitos vermelhos e 4 palitos azuis. Quantos palitos eu tenho?

° Tenho 4 palitos de uma cor. Quantos de outra cor faltam para completar 7 palitos?

° Tenho 5 palitos de uma cor. Mas preciso de 8. Quantos palitos de outra cor vou pegar?

° Dos 9 palitos, dei 4 para meu colega. Quantos restaram?

° Dos 9 palitos, vou retirar 2 de uma cor e 3 de outra. Quantos palitos retirei? Quantos sobraram na mesa?

 

 OBS: São conhecidos dois campos numéricos sobre os quais a criança pode atuar: o campo dos números pequenos, no qual pode calcular, e um campo muito mais amplo, no qual opera contando. Na educação inicial, este último pode abranger até o número 30, pois são número que se apresentam no cotidiano. Os professores devem levar em conta as competências individuais dos alunos.

 

 

 

 

ATIVIDADE NO5:

 

 

 Elabore uma atividade envolnndo o campo multiplicativo. Procure apresentar, na atividade, a divisão e a multiplicação.

 

Série: 1º ano do Ensino Fundamental

 

Para iniciar o trabalho com multiplicação, começamos com uma abordagem simples, que podem ser facilmente visualizado, e que vai nos levar até a tabuada. Aqui a multiplicação é apresentada na forma de adição repetida.

 

 

Multiplicando:

 

1º- Quantas rodas?             2º- Quantas rodas?                          3º- quantas rodas?

 

 

 

                                      

 

 

 

1 bicicleta, 2 rodas                                 2 bicicletas, 4 rodas                                        3 bicicletas, 6 rodas

1+1= 2 rodas                                        2+2=4 rodas                                                   2+2+2= 6 rodas

1x2 rodas= 2 rodas                               2x2 rodas= 4 rodas                                        3x2 rodas= 6 rodas

 

Dividindo: 

 

_ Tenho 6 bicicletas. Qual a metade? 

_ Se eu dividir as 6 bicicletas entre crianças, Quantas poderão andar?

_ Quantas crianças poderão andar em cada biciclta?

_ Se eu dividir as 6 bicicletas para 4 crianças. quantas bicicletas vão sobrar?

 _ Se eu tiver 10 crianças e apenas 6 bicicletas. Quantas bicicletas vão faltar?                                                                                                                                                                    

 

 

 

 Atividade 6:

 

Grupo 7:  4º série, Alvorada

 
 ANA PAULA CARDOSO
 DANIELA ALBRECHT
 KATHIA SEIB
 LUCIENE BORBA SOBOTYK 

 Gostei muito da idéias das colegas de interagir direto no wiki, criando uma página de discussão, e assim, ficando registradas as suas experiências, inseguranças e dúvidas, pois através dos relatos das atividades realizadas em sala de aula, elas puderam trocar informações muito significativas para a construção do conhecimento em grupo.

   Na conclusão final do trabalho do grupo, observei que as colegas já vêm trabalhando com materiais concretos e atividades que colocam os alunos em situações estimuladoras, possibilitando odesenvolvimento dos conceitos lógico-matemáticos.

 (Após os relatos acima, concluímos que nosso trabalho em sala de aula com nossos alunos,  é semelhante, pois utilizamos material concreto, material dourado, jogos, exercícios de fixação e outros.... Também notamos que a maior dificuldade apresentada por nossos alunos é a subtração com reserva. Para solucionar tal dificuldade trabalhamos, como já foi dito acima, com material concreto, muita explicação por parte da professora, jogos e exercícios variados).  

    O material concreto que as colegas trabalham, fazem parte do cotidiano dos alunos, que posteriormente

auxiliam na compreensão dos conteúdos, apresentando várias propostas de atividades diferentes, como: exploração de jogos de forma lúdica, exercícios de fixação e muita criatividade no desenvolver das quatro operações.

     No meu ponto de vista, elas são professoras engajadas em compreender o processo que os alunos estão vivendo, apresentando situações-problemas que os levem a construir novos conhecimentos por meios de atividades significativas, tendo em vista as crianças concretas e reais que são seus alunos. Apesar de existir dúvidas e inseguranças entre o grupo, no sentido de se perguntarem o que é certo ou errado ensinar nos dias de hoje, onde calculadoras e computadores estão presentes no nosso cotidiano e também dos alunos, é natural nos perguntarmos qual seria o lugar das outras modalidades de cálculos ensinadas nas escolas. A importância esta na capacidade do aluno valorizar o cálculo mental, para enfrentar situações-problemas que surgirão no seu do dia-a-dia, e eles serão capazes de resolver essas situações realizando cálculos com competência sem a ajuda de máquinas.

 

                           '

Recent Visitors

Comments (6)

Anonymous said

at 7:20 pm on Apr 13, 2008

Olá Elisabeth! Gostei muito da organização do teu side bar. Está muito fácil encontrar as atividades de Matemática. Recebemos a sua atividade NO1 no prazo. Trouxeste vários exemplos interessantes de onde há números em nossa vida. Assim como tu, observas que teus alunos também se deparam e usam os números em situações do dia a dia deles? De que maneira poderias usar esses números do cotidiano deles para elaborar uma atividade? Já pensaste nisto? Lembras de algum exemplo? Um abraço, Simone - Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 12:07 am on Apr 19, 2008

Olá Elisabeth! Recebemos a sua atividade NO2. Na atividade Passarinho no ninho, trabalhaste algumas questões sobre quantidades. Como poderias trabalhar, com teus alunos, por exemplo, nesta atividade, o cálculo mental? Se fosses trabalhar novamente esta atividade com teus alunos, mudarias alguma coisa? Poderias relatar o que mais observaste durante a aplicação desta atividade? Reveja estes pontos e faça o registro aqui. Um abraço, Simone - Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 2:54 pm on Apr 22, 2008

Oi,Simone!Todas as questões do jogo estão relacionadas a quantidades e cálculos mentais, pois o tempo todo eles estão quantificando (demonstrando por quantidades), e calculando mentalmente.
No cálculo mental, faço perguntas específicas estimulando o aluno a pensar no teor da resposta. Ex: No ninho (A) havia 8 passarinhos, saíram 3. Quantos passarinhos ficaram no ninho?
Sim, mudaria alguma coisa, mas depende muito da participação do grupo e da faixa etária que estou trabalhando no momento.
Observo que as crianças através do lúdico, participam e aprendem mais quando são sujeitos das atividades, quando estas são significativas

Anonymous said

at 11:26 pm on Apr 24, 2008

Olá Simone! Voltei aqui para te dar exemplos das atividades com os números do cotidiano dos meus alunos. Trabalho com o calendário. Ele é feito de fichas removíveis(mês,ano e os números). Além de trabalhar o própio calendário,também trabalho as datas comemorativas, aniversários, numeração seqüenciada, antecessor e sucessor, numerais e algarismo(maior e menor).

Anonymous said

at 12:37 pm on Apr 26, 2008

Olá Elisabeth! Recebemos as suas atividades NO4, NO5 e NO6. Vi que respondeste as questões que fiz na NO1 e NO2. Ótimo! Na NO4 trabalhaste com problemas matemáticos que envolvem campo aditivo (adição e subtração). A atividade está ok e não há necessidade de ajustes. Mas deixo algumas questões para reflexão: Teus alunos encontraram algum tipo de dificuldade ao realizar esta atividade? Lançaste diferentes questões para os teus alunos nesta atividade. Isso me lembrou o texto sobre os PCN que diz: “...o ponto de partida da atividade matemática não é a definição, mas o problema. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, idéias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las.” Que outra atividade poderias propor que coloque as idéias dos alunos em 'confronto' umas com as outras, promovendo o debate entre eles?
Por que tuas postagens aparecem com o autor Anonymous?
Em breve estarei postando comentários sobre a NO5 e NO6.
Um abraço, Simone - Tutora sede Matemática

Anonymous said

at 11:43 pm on May 14, 2008

Olá Elisabeth! Tuas atividades NO5 e NO6 estão ok, não há necessidade de ajustes. Tua atividade NO5, sobre o Campo multiplicativo está ok, pois envolve multiplicação e divisão. Fiquei curiosa para saber que questões surgiram durante a atividade das bicicletas? Teus alunos tiveram dúvidas? Realizaram alguns cálculos mentalmente? Interessante perceber que ajudaste eles a se darem conta da relação entre adição e multiplicação. Na NO6, descobriste alguma coisa nova em relação aos conceitos estudados, ao visitar e analisar o trabalho do grupo 7? Terias mais alguma sugestão para dar ao trabalho do grupo? Um abraço, Simone – Tutora sede Matemática

You don't have permission to comment on this page.